Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Artes Marciais
Que Arte Marcial você pratica ?
karate
Kobudô
Kickboxing
MMA
Capoeira
Judô
Muai Thay
Kung-Fu
Ver Resultados

Rating: 4.8/5 (75 votos)




ONLINE
3





Partilhe esta Página




As disciplinas do treino de karate
As disciplinas do treino de karate

 

 

Aspectos ligados diretamente no desenvolvimento prático demonstrado após meses de treinamento intensivo.

 

 

GINÁSTICA:

 

Fundamentalmente com exercícios coordenados ordenadamente, trabalha todas as articulações, desenvolvendo gradativamente o sistema de alavancas do corpo humano, bem como o fortalecimento muscular antagônico e suas variantes, reforçando o equilíbrio em toda a estrutura muscular. Através dos KATAS e dos diversos tipos de KIHON, exercita-se de forma natural e progressiva, toda a estrutura física necessária e fundamental.

 

ALONGAMENTO:

 

Consequentemente com o trabalho articular desenvolvido durante as aulas, complementa-se em função das posturas de base adotadas, com variações nos deslocamentos, o alongamento dos músculos e tendões. E através dos movimentos dos membros superiores e inferiores coordenados entre si, que por sua vez juntamente com a ação do tronco, trabalham simultaneamente em sentidos contrários, gerando um equilíbrio e consequentemente o alongamento de todo o sistema muscular solicitado.

 

AGILIDADE:

 

Tal qualidade é notada, considerando a velocidade de reação através dos movimentos, visto a movimentação em várias direções, desenvolvida individualmente e em duplas, e do trabalho dinâmico corporal explorado nas mais diversas situações e condições.

 

COORDENAÇÃO MOTORA:

 

O processo de desenvolvimento físico - mental, adquirido no treinamento sistemático do Karatê  é notório, observando o trabalho dos membros superiores e inferiores, igual em ambos os lados e consequentemente ativando o lado direito e esquerdo do cérebro.

 

TERAPIA:

 

O estímulo cerebral empregado durante uma sessão de Karatê , enfoca a conscientização do seu "Eu" interior, interagindo como instrumento de ação e reação as circunstâncias, condicionadas a superação de si mesmo como principal agente do processo construtivo e formativo, como ser humano no meio social.

 

RELAXAMENTO:

 

Considerando a atividade aeróbica e anaerórica empregada durante as sessões, uma vez que em cada movimento deverá haver uma ação contrária, logo todo o sistema muscular é trabalhado em sincronia. Juntamente com um trabalho de contração e descontração, proporcionando uma agradável sensação de bem estar e relaxamento tanto do aspecto físico como mental.

 

CONCENTRAÇÃO:

 

A capacidade de atenção é observada logo nas primeiras aulas, onde o trabalho de assimilação nos movimentos é fundamentalmente direcionado a coordenação motora com objetivos específicos. E desta forma com o passar do tempo o aluno desenvolve a concentração necessária para o correto desempenho das suas ações e funções enquanto Karatéca, participante num processo de crescimento continuo como ser humano.

 

DETERMINAÇÃO:

 

O homem por sua natureza quer alcançar sempre mais, contudo a busca por alguma coisa implica em saber onde buscar e o que realmente se busca. Assim sendo torna-se fundamental a conscientização da sua capacidade em conseguir o que se quer alcançar e da importância em se lutar para consegui-lo. O Karatê é um meio para se chegar a este estado de auto-afirmação, com um real propósito de ação em função de alguma coisa construtiva para o verdadeiro crescimento interior, e a satisfação em poder si sentir pleno e abundante em todas as suas realizações.

 

DISCIPLINA:

 

Conquistar implica em planejar e se preparar convenientemente para a conquista. Tal atitude se reflete positivamente num praticante de Karatê considerando seu empenho sério e verdadeiro na busca pelo inalcançável, a perfeição. Cada aula se torna um novo desafio, não o de mostrar para os outros, mas o de superar a si mesmo, transpondo suas próprias barreiras e conhecendo suas limitações.

 

EFICIÊNCIA:

 

O treinamento técnico do Karatê tem como objetivo principal a eficiência, sob vários aspectos. Primeiramente a primazia de se treinar verdadeiramente o que os grandes mestres nos deixaram. E compreender que o resultado obtido na aplicação de uma determinada técnica será proporcional a maneira pela qual esta técnica foi estudada e assimilada, bem como o empenho em se desenvolver todas as qualidades necessárias interligadas entre si para gerar a eficiência pretendida.

 

AUTO-CONTROLE:

 

Dominar uma técnica, implica em se aprofundar na mesma até que ela se torne parte de um todo, e esse todo incorporado a real finalidade de sua aplicação no momento correto e no tempo certo, contudo saber utilizá-la, condiz com a responsabilidade em assumir o efeito causado e consequentemente o modo pelo qual se pode controlar esse efeito. Assim sendo compreender suas limitações e trabalhar para estende-las cada vez mais de forma consciente é o caminho trilhado pelo verdadeiro praticante de Karatê.

 

MEDITAÇÃO:

 

Observar além do que se vê, é na verdade compreender que o sentido em se desenvolver na magnífica Arte do Karatê, esta ligado na busca de algo mais do que simplesmente praticar algum esporte. Após anos de pratica correta, constante e rigorosa, torna-se evidente a paz e a serenidade que se conquista, aja visto a história dos grandes mestres que dedicaram suas vidas em prol do desenvolvimento do ser humano como um todo e para um todo, contribuindo desta forma para um mundo melhor

 

FILOSOFIA:

 

Conhecer-se a si mesmo, procurando aprimorar-se cada vez mais e tirar proveito mesmo nas derrotas que a vida nos impõem, construir um ideal de valores morais e espelhar-se no que é correto e verdadeiro. Contribuir para o fortalecimento do espirito, admitindo suas falhas e assumindo a humildade como diretriz para todas as coisas. Encontrar nas dificuldades do dia a dia fator de estimulo, para continuar lutando incansavelmente como processo da evolução. Zelar pela dignidade e pela justiça, sabendo sempre diferenciar entre o certo e o errado escolhendo o caminho dos justos e unir-se sem pestanejar.

 

EDUCAÇÃO:

 

Baseado na formação do ser humano como um todo, no aprimoramento do seu caráter e da personalidade, a educação se faz presente em todo seu contexto didático e pedagógico, fundamentado no reconhecimento de valores e atribuições mútuas que se manifestam no relacionamento de uns para com os outros. Assim sendo, o assíduo praticante de Karatê compreende que a etiqueta no "Dojô", ou fora dele é semelhante em todos os aspectos. Pois a vida em sociedade só é possível com a moral e os bons costumes devidamente praticados e valorizados.

 

RESPEITO:

 

Atributo fundamental para com todas as coisas, alicerce da cautela e do zelo. É constantemente vivenciado por todo aquele que busca na descoberta de seus ideais, a razão pelo qual esta presente neste contexto de experiências. Admitindo que o mais velho tem muito o que ensinar, e que o derrotado serviu de instrumento, ao mesmo tempo em que também descobriu algo novo. Também que cada um tem suas qualidades e os seus defeitos, bem como suas limitações, e que a importância em tomar parte no processo é vital para sua própria formação como ser vivente. E espelhando-se uns nos outros se pode entender muito de si mesmo compreendendo que um não seria nada sem o outro, e que atitudes diferentes refletem experiências diferentes, as vezes inexperiências. O conhecimento só é digno com o respeito que se tem com o desconhecimento.

 

 

  

                                               Competições de Karate

 

 

 

 A competição de karate foi criada, para que os praticantes da modalidade possam comparar o seu potencial, com o de outros atletas de diferentes estilos e escolas.

 

O nome Shiai Kumitê ou Shiai Katá, significa “luta ou forma” dentro das regras pré- determinadas. Um atleta deve ser preparado fisicamente e psicologicamente, afim de que ele encare este desafio, não como a sua ultima chance da sua vida, mas como mais um aprendizado na sua longa carreira de carateca.

 

Em primeiro lugar ele deve respeitar seu adversário como a si mesmo, por isso ele faz o cumprimento respeitoso abaixando a cabeça e olhando nos olhos do oponente no sentido de dizer: Você é meu semelhante, temos um objetivo comum que é vencer esta luta, porém dentro do maior respeito e aceitação das regras da competição.

 

Se os atletas encararem a luta ou o katá desta maneira, certamente tirarão as mais belas lições técnicas e filosóficas, já que o corpo do seu oponente é o prolongamento do seu, não devemos agredi-lo com golpes proibidos e sem controle, pois estaremos agredindo e denegrindo nosso próprio caráter.

 

 Os atletas devem aceitar a derrota, não como humilhação ou “roubalheira”, termo usado constantemente após a derrota.

 

 

 

Lembre-se – “Existem heróis vencedores e heróis perdedores”. Quando um atleta é derrotado bravamente, ele valorizou a vitória de seu oponente, portanto, é um “herói perdedor”.

 

 Dentro do karate as grandes amizades são conquistadas quando damos lições técnicas associadas às lições de vida, já que o Karate-Do é o caminho para o aperfeiçoamento físico, mental e espiritual através da luta das mãos vazias.

 

 

 

             “O atleta deve sempre se acautelar com a vaidade, não querendo valer mais que os outros”.

 

 

O Atleta deve ser orientado, afim de que não fique perambulando nas áreas de competição quando estiver participando das modalidades em disputa naquele momento, é muito desagradável o dirigente ficar retirando estas pessoas do local e falando insistentemente ao microfone para que os mesmos deixem a quadra. Para quem assiste dá a impressão de desorganização, para a mesa de controle não há condições de visualizar a operacionalidade do evento.

 

Lembre-se - “O Atleta e a imagem do seu professor, seu comportamento reflete tudo aquilo que lhe é ensinado na academia, então, cuidem-se”.

 

Quando um atleta se inscreve em categoria errada de peso, faixa ou idade, ele está trabalhando na contramão do Budô (caminho do guerreiro), é como dar bebidas ou drogas nas mãos de uma pessoa e dizer–lhe que é tudo normal. Um atleta que ganha um torneio na categoria errada, certamente sentirá depressão e um complexo muito grande quando ele tomar consciência de que foi um objeto da falta de caráter de quem lhe proporcionou esta conquista.

O segredo do sucesso na vida de uma pessoa reside na sua persistência, na sua perseverança e na sua vontade incontrolável de conquistar seus objetivos. Por isso, nunca desista de seus ideais, nunca desista de viver e muito menos de amar. Afinal, o melhor momento para se ver estrelas é durante a escuridão. Assim, quando tudo parece escuro e sombrio na sua vida, olhe a beleza das estrelas e se guie pelo seu brilho rumo a um novo amanhecer. Nunca desista de recomeçar, oss .

 

 

 

(autor desconhecido)